A Síndrome de Highlander é uma condição rara em que uma pessoa adulta possui a aparência de uma criança, uma vez que sua principal característica é o atraso no desenvolvimento físico.
Considerada rara, a Síndrome de Highlander não possui uma explicação específica da ciência sobre os mecanismos que a desencadeiam, porém pesquisadores acreditam que pode estar relacionada com mutações genéticas que retardam o processo de envelhecimento.
Embora nem todo mundo conheça essa condição, alguns acontecimentos curiosos tem ganhado as redes sociais. Adultos portadores dessa doença aparecem dirigindo carros e caminhões e provocando estranheza nas pessoas que acham que são crianças em situações perigosas.
Uma curiosidade sobre a síndrome é a inspiração para o seu nome que não vem do nome dos cientistas que a descobriram, como a maioria das síndromes existentes, mas sim de um filme chamado Highlander, de 1986, no qual o personagem principal tem a característica da imortalidade.
Outra doença que também tem características parecidas com essa síndrome é o hipopituitarismo, que também suscitou discussões após o filme a Órfã, que foi baseado numa história real de uma mulher que possui essa doença e se passava por criança.
Sintomas e diagnóstico da síndrome de Highlander
O diagnóstico para a Síndrome de Highlander é baseado na avaliação física do paciente, já que as características são visíveis, como baixa estatura, rosto infantilizado, ausência de pelos corporais e engrossamento da voz.
Logo na infância, os pais podem levar a criança para acompanhamento com pediatra e, à medida que for ficando mais velha, a criança ou adolescente já apresentaria sinais da falta de desenvolvimento físico. Exames genéticos também podem ajudar a identificar qualquer irregularidade nos cromossomos.
Dessa forma, é possível perceber que o paciente, ou pode estar com deficiência de hormônio do crescimento, que é o principal hormônio para o crescimento dos ossos e desenvolvimento da puberdade, ou pode estar com essa síndrome rara, caso ele comece a envelhecer apenas na idade e não fisicamente.
No caso da pessoa que tem deficiência de GH e não realiza tratamento, ela para de crescer fisicamente, mas continua envelhecendo, demonstrando isso na estrutura do corpo e no surgimento de rugas, por exemplo.
Fora desse contexto o portador da síndrome tem uma vida aparentemente normal, exceto pelo fato de ser confundida com uma criança por quem não o conhece.
Causas e tratamento
Como não se sabe a causa exada dessa síndrome, o tratamento pode variar de acordo com os sintomas apresentados pelos pacientes. Nesse caso, é importante que o portador da Síndrome de Highlander busque orientação médica para avaliar estado de saúde e equilíbrio hormonal.
Alguns cientistas acreditam na teoria de que a Síndrome de Highlander está associada à alteração nos telômeros, estruturas presentes nos cromossomos e que estão relacionadas com o envelhecimento.
Em casos de deficiência de hormônio do crescimento, o paciente pode fazer o tratamento com GH para equilibrar os níveis desse hormônio nesse organismo.
A Deficiência de GH é responsável pelo atraso do crescimento infantil e também por diversas condições em adultos como gordura abdominal, perca de massa magra, falta de energia, dentre outros sintomas. A associação entre GH e antienvelhecimento também vem sendo estudada por cientistas e profissionais da saúde.
Síndrome de Highlander e hormônio do crescimento
Não existem evidências científicas de que a Síndrome de Highlander tenha relação com o hormônio do crescimento na questão de sua deficiência ser uma das causas ou sintomas. Existem outras síndromes que afetam o crescimento da criança e que tem relação direta com a falta de GH, como a síndrome de Turner e a Síndrome de Prader-Willi.
Porém, é de conhecimento geral que a deficiência de GH causa baixa estatura em crianças que envelhecem como adultos mais baixos do que deveria e poderia ser, em relação a pessoas da mesma idade.
Obviamente que a genética influencia muito na altura final de uma pessoa, no caso quando os pais já são baixos, pode ser considerado normal uma criança também com estatura menor. Mesmo assim, ainda é importante investigar o crescimento da criança e, principalmente, do adolescente, fase na qual a pessoa desenvolve estatura e sistema reprodutor muito mais rápido.
Referências: Síndrome de Highlander: o que é, sintomas, causas e tratamento
https://minutosaudavel.com.br/sindrome-de-highlander/
Escrito por: Darcicleia Oliveira, jornalista, redatora e social media.
*Com supervisão do farmacêutico responsável: Pedro Monteiro Ribeiro Neto CRF-BA 14787.