Scroll to top

Como ficar mais alto naturalmente?

Você deve estar se perguntando se realmente é possível ficar mais alto naturalmente, mesmo que você seja um adulto de baixa estatura que já concluiu o processo de crescimento.

O crescimento ósseo acontece durante a infância e a adolescência, quando a glândula hipófise no cérebro aumenta a produção do hormônio do crescimento (GH) no organismo. O homem para de crescer naturalmente aproximadamente entre 18 e 21 anos e a mulher para de crescer entre os 16 e 18 anos.

O GH é extremamente importante para o crescimento e desenvolvimento infantil, e sua deficiência pode causar baixa estatura na fase adulta se não for tratado.

homem branco e homem negro fazendo exercícios de alongamento para ficar mais alto naturalmente

Exercícios de alongamento são ótimos para mudar a postura de uma pessoa, fazendo com que ela pareça mais alta.

Deficiência de GH impede crescimento de altura

A deficiência de GH pode acontecer devido a diversos fatores, inclusive algumas síndromes que afetam o crescimento da criança e tem como principal característica a baixa ou falta de hormônio do crescimento, como é o caso da Síndrome de Turner, que afeta meninas, Síndrome de Highlander, que faz a pessoa adulta ter a aparência de criança, e a Síndrome de Prader-Willi, que provoca uma fome insaciável na criança, levando-a a obesidade infantil.

O adenoma hipofisário, um tumor na hipófise, ainda que seja raro, pode acontecer e prejudicar a produção de hormônio do crescimento. Para alguns casos, o tratamento pode ser feito com a reposição hormonal com a somatropina, que é o hormônio sintético do GH.

Exames para investigar baixa estatura

Se você possui baixa estatura e não sabe o que pode ser, existem exames que podem fazer a dosagem do GH no organismo e detectar como o corpo está produzindo esse hormônio. O exame de GH pode ser feito por qualquer pessoa, já o exame de idade óssea é indicado para crianças que ainda estão na fase escolar e que os pais suspeitam de crescimento infantil atrasado.

Sabendo qual é a causa da estatura baixa, é possível buscar orientação médica para saber como buscar o tratamento adequado ou até mesmo alternativas que ajudem a ficar mais alto.

Saiba como ficar mais alto naturalmente, através de exercícios de alongamentos, que podem ser feitos por qualquer pessoa, que não tenha impedimento médico.

Como ficar mais alto naturalmente?

É possível que, mesmo sem deficiência de GH comprovada, uma pessoa acabe sendo mais baixa do que outras pessoas da mesma idade. Isso pode acontecer devido à genética herdada dos pais ou por causa de outros fatores na infância.

A boa notícia é que a prática de alguns exercícios físicos de alongamento podem contribuir para a aquisição de alguns centímetros de altura. Uma postura correta pode mudar totalmente a forma como a pessoa se vê, uma vez que a corcunda e inclinação dos ombros para frente favorece a uma altura baixa e um corpo desalinhado.

Não existe remédio milagroso para ficar mais alto depois da idade adulta. Na infância ainda dá pra correr atrás de uma solução, mas depois que os ligamentos dos ossos se fecham não há mais tratamento médico. Por isso, a melhor forma de amenizar a situação é através dos exercícios.

Alongamentos para crescimento de altura

1. Pendure-se

Parece brincadeira de criança, mas se pendurar pode ajudar a esticar o corpo no alongamento e ajudar a ficar mais alto naturalmente. Seja no espaldar da academia ou numa galha de árvore, quando tiver a oportunidade, segure firme, solte as pernas em uma altura confortável que não se machuque e fique pendurado por pelo menos 5 segundos. Repita o processo algumas vezes.

2. Alongamento em pé na parede

De costas para a parede, coloque-se na ponta dos pés e suspenda os braços o mais alto que puder, mantendo a coluna reta. Fique na posição por 5 segundos e relaxe. Repita o processo em uma série de 3×10.

3. Posição super cobra

Esse é um exercício bem comum durante o alongamento e que ajuda a ficar mais alto naturalmente. Deite-se em um tapete de barriga para baixo, levante o tronco com os braços e segure o corpo com as pontas dos pés no chão. Não esqueça de manter a espinha arqueada, o quadril dobrado e manter o corpo como se estivesse numa posição semelhante ao V invertido. Volte à posição original e depois repita o processo.

4. Postura de mesa

Deitada de barriga para cima tente ficar na posição com joelhos dobrados e braços segurando o corpo como se fosse uma mesa, mantendo o tronco em linha reta. Mantenha a cabeça para traz e posicionar as pernas e o torso de forma horizontal em relação ao chão.

5. Posição de vénia

Em pé com os pés juntos e corpo reto, incline-se para frente o máximo que conseguir, mantendo as mãos na cintura. Certifique-se de não dobrar o joelho durante a execução. Incline-se e levante-se por algumas vezes, prestando atenção nas orientações.

Ficar mais alto naturalmente não é tão difícil. A prática regular dessas atividades com o próprio corpo pode contribuir e muito para o ganho de mais alguns centímetros na altura. Lembrando que o hormônio do crescimento não serve apenas para crescimento de altura. Seus benefícios para a construção de massa magra e perda de gordura já foram comprovados em diversos estudos. Manter uma rotina saudável e ativa é a melhor forma de manter os níveis adequados de GH.

Referência: ficar-mais-alto-naturalmente

Escrito por: Darcicleia Oliveira, jornalista, redatora e social media.

*Com supervisão do farmacêutico responsável: Pedro Monteiro Ribeiro Neto CRF-BA 14787