O exercício físico estimula a liberação do GH pela hipófise, região do cérebro responsável pela liberação desse hormônio.
O hormônio do crescimento (GH) desempenha um papel importante no organismo que vai desde o crescimento durante a infância e adolescência, até a fase adulta na regulação do metabolismo, fortalecimento ósseo, saúde mental, reparo muscular, resposta imunológica, entre outros.
O exercício físico estimula a liberação do hormônio do crescimento no organismo devido a uma série de respostas fisiológicas desencadeadas pelo esforço físico.
Durante atividades de alta intensidade, como treinos de resistência ou exercícios anaeróbicos, por exemplo, ocorre a produção de ácido lático nos músculos. Esse ácido lático pode ser um sinal para o corpo aumentar a liberação do GH.
Estudos revelam que pessoas com perfil sedentário, quando submetidos a uma sessão de exercício aeróbio, apresentam maior amplitude na liberação do GH do que pessoas que já fazem exercícios regulares ou atletas.
Isso explica porque algumas pessoas que já são adeptas dos exercícios físicos começam a usar o GH sintético, porque o corpo começa a produzir em menor quantidade. Obviamente, o uso de GH por adultos, se não for comprovada deficiência de GH, não é seguro, nem recomendado.
Afinal, de que forma o exercício físico estimula a liberação do GH?
O exercício físico estimula a liberação do GH através da prática do exercício intenso, que gera pequenas lesões nos músculos, desencadeando uma resposta do corpo para reparar esses danos. O GH é liberado para ajudar na recuperação e no crescimento muscular.
Além de ajudar no crescimento infantil, o hormônio do crescimento ainda continua sendo um hormônio importante para o corpo adulto, pois contribui para a manutenção da saúde e do equilíbrio hormonal ao longo da vida adulta.
Dentre as principais atuações do GH, inclui a saúde óssea, ajudando na densidade e na resistência dos ossos, a manutenção de tecidos, como pele, órgãos internos e músculos, mantendo sua integridade e função, queima de gorduras e no uso de carboidratos como fonte de energia, influenciando o metabolismo geral.
Tratamento com hormônio do crescimento
O tratamento com hormônio do crescimento sintético pode ser realizado em crianças com deficiência de GH comprovada através de avaliação e exames e que demonstram baixa estatura para a idade.
Por outro lado, o tratamento com hormônio do crescimento é indicado para adultos em algumas situações específicas como deficiência de GH, na qual o paciente sofre com alterações na composição corporal, diminuição da capacidade de exercício e piora da qualidade de vida. Cada caso precisa ser avaliado juntamente com endocrinologista ou endocrinopediatra.
Agora que você já sabe que o exercício físico estimula a liberação do GH e que o GH é muito importante para o bom funcionamento do corpo, não esqueça de começar a praticar alguma atividade que te traga saúde e bem estar.
Se você tem uma prescrição médica para o uso de GH, procure a farmácia Drogas Fast. Somos especializados em medicamentos de alta complexidade e contamos com um atendimento personalizado para atender você. Entre em contato pelo WhatsApp e tire suas dúvidas sobre o hormônio do crescimento.
Escrito por: Darcicleia Oliveira, jornalista, redatora e social media.
*Com supervisão do farmacêutico responsável: Pedro Monteiro Ribeiro Neto CRF-BA 14787