Scroll to top

Dormir para crescer: Hábitos para melhorar o sono do seu filho

Você já deve saber que é importante a criança dormir para crescer, mas na prática muitos pais encontram dificuldade de fazer a criança ter um sono de qualidade.

Existem alguns hábitos para melhorar o sono do seu filho que você precisa conhecer e aplicar no dia a dia da sua estimular o crescimento do seu filho. Sabemos que nem sempre é fácil para todos os pais, pois alguns hábitos dependem da disponibilidade e de ajustes na rotina.

O sono tem importância vital na vida, não só das crianças, que estão em fase de crescimento, mas de todas as pessoas, de qualquer idade. Sem dormir bem a pessoa não consegue repor as energias para o dia seguinte.

menina pulando na cama, indicando que os pais devem criar hábitos para melhorar o sono do seu filho para ele dormir para crescer.

Crianças sem rotina tem mais dificuldades para dormir nos horários certos para crescer saudável.

Dormir para crescer – hormônio do crescimento nas crianças

Dormir para crescer é uma frase que você deve ter ouvido dos seus pais e avós, pois se tornou comum alertar a criança de que ela só iria crescer se fosse dormir. Toda criança quer crescer (depois que cresce, quer voltar a ser criança, rs) e por isso esse era um estímulo para a criança ir para a cama.

Nem todo mundo sabe, mas o real motivo dessa frase ser verdadeira é que o hormônio do crescimento (GH), liberado pela hipófise, no cérebro, é secretado durante a noite, quando a criança está em descanso e sono profundo.

Se o crescimento infantil estiver lento ou seu filho demonstra baixa estatura, comparado a outras crianças da idade, é possível que ele esteja com deficiência do hormônio do crescimento. Nesses casos o sono é ainda mais importante, pois além de dormir bem, ele irá precisar fazer um tratamento com GH.

Converse com o pediatra do seu filho e, se necessário, converse também com um endocrinologista pediátrico, que irá orientar sobre exames necessários para identificar o problema do crescimento lento do seu filho.

Por isso, dormir ajuda a crescer, mas não basta apenas ir dormir, mas descansar de fato e ter um sono de qualidade, o que é mais importante que a quantidade de sono. Há pessoas que dormem 4 horas por noite e dizem se sentir bem, mas na verdade 4 horas de sono não são suficientes, o ideal são 8 horas de sono para um adulto, mas para a criança e para o adolescente pode variar de acordo com a idade.

De acordo com um médico especialista do sono, dormir muito só é interessante quando você passou por uma recente privação de sono, doença, lesão ou exercício intenso e precisa repor essa energia.

Higiene do sono: hábitos para melhorar o sono do seu filho

Conheça hábitos para melhorar o sono do seu filho e ajuda-lo a dormir para crescer.

Horas de sono

Saiba a quantidade de horas que o seu filho precisa de sono, de acordo com a idade dele.

4 a 12 meses: 12 a 16 horas (inclui os cochilos do dia);

1 a 2 anos: 11 a 14 horas (inclui os cochilos do dia);

3 a 5 anos: 10 a 13 horas (inclui os cochilos do dia);

5 a 12 anos: 9 a 12 horas.

Rotina

Pode parecer que não, mas criança gosta de rotina. Acostumar sua criança desde cedo a ter uma rotina de sono e durante o dia ajuda a ter mais previsibilidade sobre as atividades do dia, e a se preparar para a noite de sono.

É importante definir hora de acordar, hora de dormir, hora da soneca, de comer, de brincar etc, para que a criança siga o ritmo.

Ritual do sono

O que você faz todos os dias antes da criança dormir? Seguir um ritual diário como tomar banho, pentear o cabelo, escovar os dentes, ler um livro, ligar uma luz quente etc, pode ajudar a sua criança a perceber que é hora de dormir. Com isso, ela vai relaxando e permitindo que o sono chegue.

Estímulos externos

Tudo que estimula a criança, seja telas, brincadeiras ativas, luzes acesas, barulho de pessoas ou de sons altos devem ser reduzidos quando chegar a hora do ritual do sono. Enquanto a criança estiver estimulada, ela não vai dormir para crescer. Proporcione um ambiente calmo, tranquilo e seguro.

Alimentação

O que a criança come, o quanto come e que horas ela come, podem influenciar na noite de sono. Comer muito a noite antes de dormir pode deixa-la desconfortável e com insônia e comer muito doce estimula e agita a criança.

Ofereça alimentos saudáveis como frutas, verduras, cereais e leguminosas. Crianças que dormem tarde tendem a comer mais e, consequentemente, engordam mais rápido, já dormir cedo, não só evita o exagero, como ajuda também a manter a forma e disposição.

Nem sempre é fácil, mas se conseguir aplicar alguns desses hábitos para melhorar o sono do seu filho, você já estará o ajudando a dormir para crescer de forma saudável.

 

Referência: Higiene do sono: 6 passos para seu filho dormir melhor – Revista Crescer | Saúde (globo.com)

Escrito por: Darcicleia Oliveira, jornalista, redatora e social media.

*Com supervisão do farmacêutico responsável: Pedro Monteiro Ribeiro Neto CRF-BA 14787