Scroll to top

Pergoveris: para que serve

Pergoveris é o nome comercial da combinação dos princípios ativos alfafolitropina + alfalutropina, que são hormônios produzidos de forma sintética para ajudar mulheres que estão em tratamento para engravidar.

O medicamento Pergoveris é indicado para mulheres que, por causa da ausência de hormônios de fertilidade, o FSH e o LH, não ovulam. O FSH (hormônio folículo estimulante) e o LH (hormônio luteinizante) são produzidos pela hipófise e responsáveis pela regulação da atividade dos ovários e testículos.

Pergoveris é um medicamento para estimular a ovulação durante tratamento para engravidar.

Pergoveris é um medicamento para estimular a ovulação durante tratamento para engravidar.

Hormônios femininos para ovulação

O FSH estimula a secreção de estrogênio, que ajuda no desenvolvimento e maturação dos folículos ovarianos. A função do LH no corpo feminino é promover o amadurecimento final do folículo ovariano, a ruptura folicular, a ovulação e a formação do corpo-lúteo.

A ovulação é essencial para a concepção, mas muitas mulheres que sofrem com a infertilidade, por causa da falta desses hormônios, acabam tendo dificuldade para engravidar naturalmente. É aí que entra o pergoveris, pois, dentro da medicina reprodutiva, é uma das formas de estimular a ovulação. Com a coleta dos óvulos, a mulher pode decidir usar logo em seguida ou até mesmo optar pelo congelamento de óvulos, que é uma forma de preservar a fertilidade.

Pergoveris – para que serve?

O Pergoveris serve para aumentar a produção de uma quantidade maior de folículos, consequentemente, aumentando o número de óvulos maduros para fecundação. Para quem está em tratamento para fazer a fertilização in vitro (FIV), a estimulação ovariana pode aumentar as chances de sucesso da FIV,  já que mais óvulos podem ser fecundados e a mulher pode engravidar rápido, em relação à espera de uma gravidez natural.

Esse medicamento pertence à família de hormônios denominada gonadotrofinas. As gonadotrofinas são injetáveis que contêm os hormônios FSH e LH sintéticos, semelhantes aos que são produzidos pelo organismo. As injeções são administradas durante os tratamentos de reprodução humana assistida, especialmente na fase da indução da ovulação.

Pergoveris: efeitos colaterais

É comum se preocupar com os efeitos colaterais do pergoveris durante o tratamento, uma vez que cada organismo reage de uma forma diferente do outro em relação a um medicamento.

Por causa da hiperestimulação ovariana, podem ocorrer alguns sintomas como: dores na região abdominal inferior, possivelmente em combinação com náusea, vômitos e aumento de peso.

Outras reações comuns, que ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento, são: dor pélvica, dor nas mamas, diarreia, cólicas abdominais e distensão abdominal. Em relação à aplicação da solução injetável, podem ocorrer reações no local da injeção como dor, vermelhidão, prurido, hematomas, inchaço e/ou irritação.

Este medicamento não deve ser usado caso a paciente tenha alergia (hipersensibilidade) ao hormônio folículo-estimulante, hormônio luteinizante ou a qualquer outro componente de Pergoveris. Leia a bula completa para saber em quais outros casos o medicamento não deve ser utilizado. De todo modo, o médico responsável pela condução do tratamento irá orientar melhor sobre o uso do medicamento.

Como armazenar o pergoveris em casa

Este medicamento deve ser conservado em geladeira, sob refrigeração entre 2 e 8 °C. O mesmo não deve ser exposto a luz solar e nem pode ser congelado, com risco de perder seu efeito principal. O Pergoveris deve ser utilizado em até 28 dias, após aberto, devendo ser descartado após esse período.

Onde encontrar Pergoveris para comprar

O Pergoveris pode ser encontrado em farmácias especializadas em reprodução humana, como a Drogas Fast. Se você já está em tratamento de reprodução assistida e precisa deste medicamento, entre em contato pelo WhatsApp.  Temos uma equipe pronta para atender e tirar todas as suas dúvidas sobre aplicação, armazenamento e muito mais.

Referência: Pergoveris – DrogasFast

Escrito por: Darcicleia Oliveira, jornalista, redatora e social media.

*Com supervisão do farmacêutico responsável: Pedro Monteiro Ribeiro Neto CRF-BA 14787.