O exame de GH (Growth Hormone), hormônio do crescimento, é feito através da coleta de sangue em laboratório para identificar se o paciente possui deficiência de GH ou excesso de produção.
É indicado para crianças que possuem um crescimento abaixo do esperado para a idade, ou em casos de gigantismo ou acromegalia, que é o crescimento infantil muito acelerado para idade.
Esse exame é chamado de teste de estímulo do GH e pode ser solicitado por um endocrinologista pediátrico quando há suspeitas de baixa produção desse hormônio no organismo da criança. Em casos de síndromes que afetam o crescimento da criança, também é importante saber como está os níveis hormonais.
Como o GH atua no organismo?
Também conhecido como somatropina, o hormônio do crescimento é produzido pela glândula hipófise que fica no cérebro e é responsável por promover o crescimento saudável das crianças e adolescentes. O hormônio do crescimento tem um importante papel no metabolismo do corpo, trazendo benefícios como:
Aumento da taxa metabólica basal: O GH pode aumentar a taxa metabólica do corpo, o que significa que mais energia é queimada em repouso, ajudando na perda de gordura e na manutenção do peso saudável.
Estímulo à lipólise: O hormônio do crescimento promove a quebra de gorduras armazenadas, auxiliando na utilização de gordura como fonte de energia.
Preservação da massa muscular: O GH facilita a síntese proteica e diminui a degradação muscular, ajudando na manutenção e no crescimento muscular, o que por sua vez influencia positivamente o metabolismo.
Aumento da resistência à insulina: O GH pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina, ajudando no controle dos níveis de açúcar no sangue e na regulação do metabolismo dos carboidratos.
Estímulo à produção de IGF-1: O GH promove a produção do fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-1), que desempenha um papel importante no crescimento celular, na reparação tecidual e na regulação do metabolismo.
Melhora na densidade óssea: O hormônio do crescimento pode influenciar positivamente a densidade mineral óssea, ajudando na saúde e na força dos ossos.
Regulação do metabolismo do colágeno e dos tecidos conectivos: Isso pode ajudar na saúde da pele, das articulações e dos tecidos conjuntivos.
Teste de estímulo para hormônio do crescimento
Se no exame de GH for constatada deficiência hormonal, e o exame de idade óssea também demonstrar atraso no crescimento ósseo, o endocrinologista poderá indicar um tratamento com GH, para que, até a adolescência, a criança consiga desenvolver o crescimento saudável dos ossos e dos músculos.
Como é feito o teste do estímulo do GH
A dosagem do hormônio GH pode ser feita de duas formas:
Nível basal do hormônio do crescimento (GH): para esse exame para crianças que não crescem é necessário um jejum de no mínimo 6 horas para crianças e 8 horas para adolescentes e adultos. Este teste analisa a quantidade de GH na amostra de sangue coletada pela manhã.
Teste de estímulo do GH: para este exame se utiliza medicamentos como Clonidina, Insulina, GHRH ou Arginina para provocar a liberação do GH, especialmente quando há suspeita de deficiência desse hormônio. Após a administração do medicamento, são realizadas análises para medir a concentração de GH no sangue, geralmente após 30, 60, 90 e 120 minutos.
A baixa estatura em crianças é um grande indicativo para a realização do teste do estímulo do GH. Por isso, é importante que os pais também conheçam os distúrbios do crescimento infantil, para que possam recorrer à investigação da deficiência do hormônio do crescimento e iniciar o quanto antes o tratamento. Quanto antes houver um diagnóstico, melhores serão os resultados a longo prazo.
Adultos também podem pedir ao endocrinologista uma requisição para a realização do exame de GH, caso seja constatado em consulta, os sintomas de deficiência de GH em adultos.
A Drogas Fast é uma farmácia especializada em medicamentos de alta complexidade como a somatropina. Consulte seu médico e não faça uso do GH sem prescrição médica. A automedicação é perigosa e pode causar efeitos indesejados.
Referência: Exame GH (hormônio do crescimento): para que serve e como é feito – Tua Saúde (tuasaude.com)
Escrito por: Darcicleia Oliveira, jornalista, redatora e social media.
*Com supervisão do farmacêutico responsável: Pedro Monteiro Ribeiro Neto CRF-BA 14787