Menopur (menotropina) é um medicamento usado durante o tratamento de reprodução assistida para ajudar mulheres que possuem dificuldade em ovular naturalmente e, consequentemente, engravidar rápido.
Para muitas mulheres, o sonho de ser mãe não é tão fácil de ser realizado como elas imaginavam, seja por causa da idade, de doenças no sistema reprodutor, câncer, ou qualquer outra infertilidade que possa estar atrapalhando a concepção do casal.
Felizmente, as técnicas modernas de reprodução assistida, como fertilização in vitro (FIV) e inseminação artificial, representam avanços científicos que possibilitam superar a dificuldade para engravidar.
Essas opções não apenas proporcionam às mulheres uma oportunidade de conceber, mas também oferecem um apoio emocional valioso, proporcionando um espaço para a compreensão e empatia. Desse modo, dentro da reprodução humana, existem medicamentos especiais capazes de auxiliar no tratamento de fertilidade e ajudar mulheres a gerar seus filhos.
O que é o Menopur e para que serve
O Menopur é a combinação dos hormônios FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante), responsáveis por estimular o crescimento do folículo, estrutura onde o óvulo se desenvolve. Ou seja, mulheres que têm problemas para ovular utilizam esse medicamento com orientação médica para induzir a ovulação e, assim, facilitar a coleta dos óvulos para fertilização in vitro ou para congelamento de óvulos.
A menotropina é um dos medicamentos para FIV mais usados para estimular a ovulação, mas também pode ser indicada para homens para tratamento de insuficiência hormonal. Nesse caso, o medicamento ajuda a estimular o desenvolvimento dos espermatozoides, aumentando as chances de coletar um maior número de espermatozoides saudáveis. A concentração de espermatozoides pode ser melhorada com o uso antecipado da gonadotropina coriônica – hCG.
Algumas mulheres que já estão em tratamento com Menopur têm dúvidas de quanto tempo demora para o Menopur fazer efeito. A verdade é que cada mulher tem um organismo diferente, e cada corpo reage diferente. No entanto, especialistas dizem que o tempo de indução de ovulação para uma paciente é entre 8 e 12 dias. O ideal é conversar com o seu médico para ter uma estimativa melhor para o seu caso.
Quais são os efeitos colaterais do Menopur?
Assim como o Pergoveris, o Menopur também pode causar a Síndrome da Hiperestimulação Ovariana (SHEO), que é uma hiperatividade nos ovários que afeta principalmente mulheres com ovários policísticos. Os sintomas comuns dessa doença incluem: dor e inchaço no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia e aumento de peso.
Dito isso, uma das preocupações das pessoas é se Menopur engorda. Como dito anteriormente, o ganho de peso é uma das reações adversas do uso do medicamento. Porém, não são todas as mulheres que passam por isso. Em relação à aplicação, podem surgir dor, vermelhidão, coceira e inchaço no local da injeção.
Onde aplicar o Menopur?
Existem três tipos de concentração do Menopur: Pó liófilo injetável + solução diluente 75 UI, 600 UI e 1200 UI. A bula do Menopur 75 UI e do Menopur 600 UI e 1200 UI contém todas as informações necessárias para orientar sobre o preparo e a administração. O Menopur deve ser aplicado via intramuscular ou subcutânea, por isso, é importante o auxílio de um médico ou enfermeiro. A dosagem deve ser ajustada de acordo com as necessidades do paciente e só pode ser feita por um médico especialista em reprodução assistida.
Se você está procurando o Menopur em Salvador, saiba que a Drogas Fast é uma farmácia especializada em medicamentos para reprodução humana. A equipe de atendimento e o farmacêutico tira todas as dúvidas sobre os medicamentos e fornece orientações individualizadas para cada caso. Entre em contato pelo WhatsApp!
Escrito por: Darcicleia Oliveira, jornalista, redatora e social media.
*Com supervisão do farmacêutico responsável: Pedro Monteiro Ribeiro Neto CRF-BA 14787