Ovulação tardia acontece quando a mulher ovula perto do início do seu próximo ciclo menstrual, o que pode afetar a fertilidade da mulher e as chances de engravidar naturalmente.
A duração média de um ciclo menstrual é de 28 dias e a ovulação esperada para um ciclo como esse é que ocorra na metade, ou seja, por volta do 14º dia do ciclo. No entanto, devido a diversos fatores como estresse, hormônios medicamentos e doenças, algumas mulheres acabam tendo esse ciclo desregulado, provocando uma ovulação tardia.
A ovulação tardia, considerada uma das causas da infertilidade feminina, pode acontecer apenas alguns dias depois do esperado ou levar meses para acontecer, já que em alguns ciclos pode não haver a ovulação. Nesses casos, as chances de engravidar naturalmente são limitadas, uma vez que a mulher precisa estar no período fértil para conceber.
Hoje em dia já existem soluções na reprodução assistida para facilitar o processo de concepção do casal e até medicamentos como o Menopur e o Pergoveris que estimulam a ovulação que ajudam na coleta de óvulos para uso em fertilização in vitro (FIV), por exemplo.
Causas da ovulação tardia
Saber o que pode causar a ovulação tardia pode ajudar na hora de buscar ajuda de um médico especialista na área de reprodução. Pois, muitas vezes, um problema pequeno de fertilidade pode atrapalhar o seu sonho de ser mãe. Dentre os diferentes fatores que podem provocar a ovulação tardia, estão:
Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)
A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma condição em que os ovários desenvolvem cistos devido a desequilíbrios hormonais, o que pode levar à ovulação irregular ou tardia.
Além do ciclo menstrual irregular, a SOP pode desencadear sintomas como surgimento de pelos faciais e acne grave (devido aos níveis altos de hormônios masculinos), cistos nos ovários, obesidade e sobrepeso, entre outros. Ainda assim, é possível engravidar com SOP, desde que a mulher busque tratamento médico o quanto antes.
Desregulação hormonal
Alterações nos níveis hormonais, como o aumento da produção de hormônio luteinizante (LH) ou a diminuição dos níveis de estrogênio, podem afetar o momento da ovulação.
Estresse
O aumento dos níveis de cortisol é o responsável pelo estresse. Esse hormônio é importante para o corpo em níveis equilibrados, mas o estresse físico ou emocional extremo pode influenciar o ciclo menstrual e atrasar a ovulação.
Problemas de tireoide
Distúrbios na tireoide, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo, podem interferir nos hormônios reprodutivos e causar ovulação tardia. É importante sempre realizar um checkup de saúde com exames de sangue e ultrassom para verificar a tireoide.
Idade
À medida que as mulheres envelhecem, a ovulação pode se tornar menos regular devido às mudanças nos níveis hormonais.
Distúrbios alimentares
Os distúrbios alimentares como a anorexia nervosa ou a bulimia, podem levar a problemas hormonais que afetam a ovulação. Além disso, tanto o baixo peso quanto o sobrepeso podem afetar os hormônios reprodutivos e causar irregularidades na ovulação também. Sem falar que a obesidade pode afetar a fertilidade da mulher de outras formas.
Medicamentos
Certos medicamentos, como alguns antidepressivos ou medicamentos para pressão arterial, podem interferir na regulação hormonal e afetar a ovulação. Se a mulher pretende engravidar, é importante conversar com o seu médico sobre o uso desses tipos de medicamentos para que juntos encontrem uma forma não prejudicar o tratamento.
Fertilidade e chances de engravidar com ovulação tardia
Afinal, a ovulação tardia dificulta a gravidez?
A verdade é que a ovulação tardia não impossibilita a gravidez. O que acontece é que, por causa dos ciclos longos e irregulares, as mulheres têm dificuldade para engravidar porque não sabem quando estão ovulando e por isso não conseguem cronometrar as datas para relação sexual.
No entanto, existem no mercado diversos tipos de testes de ovulação que ajudam nesse processo. E nos casos de SOP, distúrbios na tireoide ou outra doença que cause a irregularidade dos ciclos menstruais, a paciente pode recorrer a um tratamento da condição ou tratamento de reprodução humana.
Referência: Ovulação tardia: Fertilidade, menstruação e quando consultar um médico (medicalnewstoday.com)
Escrito por: Darcicleia Oliveira, jornalista, redatora e social media.
*Com supervisão do farmacêutico responsável: Pedro Monteiro Ribeiro Neto CRF-BA 14787