Scroll to top

Infertilidade masculina: causas e tratamento

A infertilidade masculina é caracterizada basicamente pela incapacidade do homem de produzir espermatozoides saudáveis para fecundar o óvulo e resultar em gravidez.

Isso pode acontecer por diversos fatores que podem causar alterações no funcionamento do aparelho reprodutor masculino e por consequência afetar os espermatozoides. Condições que vão desde doenças e genética a hábitos não saudáveis.

Quais os sinais de infertilidade masculina?

Quando um casal jovem está tentando engravidar rápido e não consegue uma gestação natural sem utilizar métodos anticoncepcionais em suas relações sexuais em até um ano, é importante buscar ajuda de um especialista em reprodução humana.

Segundo o novo relatório publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 17,5% da população adulta – 1 em cada 6 em todo o mundo – sofre de infertilidade.

homem triste por causa da infertilidade masculina

A infertilidade masculina está relacionada com a produção de espermatozoides.

Como saber se um homem é infértil?

Muitos homens não sabem que são inférteis até começar a tentar engravidar a parceira. Isso porque, a ausência ou baixa qualidade e quantidade de espermatozoides não é sentida e dificilmente causa algum sintoma.

O que pode causar sintomas são as doenças causadoras de infertilidade masculina como a varicocele, a fibrose cística, infecções e até mesmo as alterações hormonais. Se o motivo da infertilidade for hábitos de vida, talvez o homem não tenha sintomas, mas geralmente pode ser resolvida com a mudança de hábitos.

Para saber se a dificuldade para engravidar vem da infertilidade do homem, é preciso que ele realize inicialmente um espermograma para avaliar alterações na produção (quantidade), morfologia (forma) e motilidade dos espermatozoides. Os resultados podem levar aos seguintes diagnósticos:

  • Azoospermia (obstrutiva ou não obstrutiva): ausência de espermatozoides no sêmen ejaculado, considerada uma das principais causas de infertilidade masculina;
  • Oligozoospermia: redução da quantidade de espermatozoides no sêmen ejaculado;
  • Asthenozoospermia: motilidade reduzida dos espermatozoides;
  • Teratozoospermia: espermatozoides com morfologia anormal;
  • Aspermia: ausência de ejaculação.

No entanto, é preciso investigar o que realmente está causando qualquer uma dessas alterações nos espermatozoides. Existem exames para fazer antes de engravidar que podem mostrar a saúde reprodutiva da mulher e do homem para descobrir e tratar a causa principal.

Principais causas de infertilidade masculina

Dentre os fatores que podem afetar a fertilidade masculina, estão:

Infecções no aparelho reprodutor

inflamações no epidídimo (epididimite) ou nos testículos (orquite), infecções pelo vírus da caxumba e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como gonorreia ou clamídia, pode causar infertilidade masculina, pois podem provocar anormalidades nos espermatozoides.

Assim que identificada qual tipo de infecção está acometendo o sistema reprodutor masculino, o médico poderá indicar tratamento adequado com medicamentos que podem ser antifúngicos, antivirais ou antibióticos. A (o) parceira (o) também deve realizar o tratamento para que não haja recorrência da infecção.

Varicocele

Varicocele é uma dilatação nas veias dos testículos, na região do escroto, que acumula sangue e provoca um aumento da temperatura no local. Isso acaba influenciando na produção de espermatozoides e precisa de cirurgia para correção, o procedimento é simples e o homem pode receber alta até no máximo um dia depois da cirurgia e seguir as recomendações médicas para recuperação.

Distúrbios na ejaculação

A ausência de ejaculação (aspermia) ou a ejaculação retrógrada (quando os espermatozoides vão em direção à bexiga em vez de irem para a uretra) faz com que o homem não libere o sêmen durante o orgasmo e por isso não consegue engravidar a mulher.

Há tratamento para essas condições, mas quando os medicamentos não surtem efeitos, a solução é realizar a coleta dos espermatozoides através de uma técnica de reprodução humana assistida e a partir daí fecundar o óvulo da mulher seja com fertilização in vitro (FIV) ou inseminação artificial.

Alterações hormonais

A quantidade de testosterona, os níveis altos de prolactina e distúrbios na tireoide podem interferir na produção de espermatozoides saudáveis. Além disso, o uso de anabolizantes, tumores na hipófise e a radioterapia podem reduzir a capacidade reprodutiva do homem.

Identificada qual alteração hormonal está causando infertilidade, o médico irá indicar um tratamento de fertilidade para regular os níveis hormonais ou cirurgia para retirada de tumor.

Doenças genéticas

A fibrose cística é uma das doenças genéticas que podem causar infertilidade no homem, em 90% dos casos. Sendo essa a causa ou outra condição genética, o paciente pode recorrer a um tratamento de reprodução humana para coleta de espermatozoides.

Hábitos de vida

Pode não parecer, mas o estilo de vida que o homem leva no dia a dia pode interferir na sua capacidade reprodutiva. Todo mundo sabe a importância da vida saudável para a longevidade e bem-estar, e com a fertilidade não é diferente.

Hábitos como fumar, ingerir bebidas alcoólicas, se alimentar com comidas industrializadas cheias de gorduras e açúcares e sedentarismo podem reduzir a fertilidade do homem. Isso porque todos esses hábitos ruins influenciam no funcionamento do corpo levando a alterações metabólicas e desregulando hormônios importantes que influenciam na reprodução.

Por outro lado, homens que buscam se exercitar e ter um corpo saudável tem maiores chances de aumentar a sua fertilidade. No entanto, é importante deixar claro que o uso de esteroides anabolizantes para favorecer a estética e o desempenho em esportes pode favorecer à redução dos testículos, diminuir a produção de espermatozoides e, consequentemente levar à infertilidade masculina.

Se o homem não possui doenças adquiridas ou genéticas, inflamações ou qualquer outro fator que cause infertilidade, é importante mudar os hábitos de vida para restaurar sua fertilidade. O hábito de fumar causa infertilidade não só no homem, como na mulher também.

Para homens que desejam ter filhos e mulheres que desejam realizar o sonho de ser mãe, a infertilidade pode causar sofrimento significativo e afetar a saúde mental e psicossocial dos mesmos.

Nesses casos, quando o casal possui condições financeiras, a gravidez pode ser alcançada através de técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV) e a injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI).

Referências: Infertilidade masculina: 6 principais causas (e o que fazer) – Tua Saúde (tuasaude.com)

» Existem sintomas de infertilidade masculina? (fernandavalente.com.br)

Escrito por: Darcicleia Oliveira, jornalista, redatora e social media.

*Com supervisão do farmacêutico responsável: Pedro Monteiro Ribeiro Neto CRF-BA 14787