Ter um diagnóstico de infertilidade pode afetar a saúde mental, não só da mulher, mas do casal como um todo. Isso porque, a jornada para driblar a infertilidade e realizar o sonho de ter o tão sonhado filho pode ser emocionalmente desgastante e estressante.
Desde a descoberta do problema que está impedindo a gravidez natural, até a realização de um tratamento de reprodução assistida, o casal, especialmente a mulher, passa por altos e baixos que podem trazer emoções negativas como estresse, ansiedade e depressão.
O avanço da medicina reprodutiva aumentou as chances de concepção entre casais inférteis, seja com a fertilização in vitro (FIV), ou outros procedimentos. O sonho de ser mãe e a esperança da realização desse desejo são o que motiva as mulheres durante um tratamento para engravidar. Nesse momento é importante buscar apoio emocional, seja por meio de terapia, grupos de apoio, ou o apoio do parceiro e da família.
Como a infertilidade afeta a saúde mental da mulher
Um estudo realizado com 60 mulheres atendidas nos ambulatórios de referência de esterilidade revelou que mulheres que tinham 31 anos ou mais com infertilidade sofrem de algum transtorno mental mais elevado, do que as mulheres que tinham até 30 anos (66,7 versus 37%). A prevalência total dos transtornos mentais comuns foi de 53,3% para todas as mulheres. Veja algumas das maneiras pelas quais a infertilidade pode afetar a saúde mental das mulheres.
Estresse e Ansiedade: O processo de tentar conceber, passar por tratamentos para reprodução humana e enfrentar a incerteza do resultado pode causar um alto nível de estresse e ansiedade. A cada ciclo menstrual que não resulta em gravidez, a pressão emocional pode aumentar.
Depressão: A infertilidade prolongada pode levar à depressão em algumas mulheres. A sensação de fracasso reiterado, a pressão social e o isolamento podem contribuir para sentimentos de tristeza e desespero.
Baixa Autoestima: A infertilidade pode abalar a autoestima de uma mulher, levando-a a sentir-se inadequada, menos feminina ou menos capaz do que outras mulheres que podem conceber facilmente.
Impacto nos Relacionamentos: A pressão emocional da infertilidade pode afetar relacionamentos, incluindo o relacionamento com o parceiro. A comunicação pode ser afetada, e os casais podem se sentir distantes ou sobrecarregados.
Isolamento Social: Algumas mulheres podem se sentir isoladas e desconectadas de amigos e familiares, especialmente se essas pessoas não compreendem completamente os desafios emocionais da infertilidade.
Preocupações Financeiras: Um tratamento para engravidar podem ser caros, e a preocupação com os custos financeiros adicionais pode agravar o estresse.
É importante destacar que os impactos da infertilidade na saúde mental podem variar de pessoa para pessoa. Algumas mulheres podem lidar bem com a situação, enquanto outras podem enfrentar dificuldades significativas.
Como a saúde mental afeta a fertilidade
Assim como a infertilidade afeta a saúde mental da mulher, existe também a preocupação de que problemas com a saúde mental possam afetar a fertilidade feminina. Obviamente, não são únicos fatores causadores de infertilidade, mas geram algum impacto sobre as chances de concepção.
Da mesma forma que a infertilidade pode causar estresse, os altos níveis de estresse crônico podem afetar negativamente a fertilidade. A produção excessiva de cortisol, juntamente com a depressão e a ansiedade, interfere nos processos hormonais essenciais para a ovulação e nos ciclos menstruais.
Problemas de saúde mental também podem levar a um estilo de vida pouco saudável, como dieta inadequada, falta de exercício e abuso de substâncias, podendo afetar negativamente a fertilidade.
Transtornos com a saúde mental podem afetar a adesão ao tratamento de fertilidade. O estresse associado a esses tratamentos pode ser esmagador e desgastante, o que pode levar algumas mulheres a desistirem ou a não seguirem rigorosamente as orientações médicas.
Desequilíbrios hormonais também podem acabar interferindo na fertilidade e na ovulação, por isso, antes de tentar engravidar é importante buscar ajuda psicológica e fazer todos os exames necessários para equilibrar hormônios para saúde e bem estar.
Infertilidade e saúde mental é um tema complexo que não dá pra ser discutido em um único texto, mas é interessante parar para refletir e buscar ajuda se você ou alguém que você conhece está passando por algo assim.
A Drogas Fast é uma farmácia especializada em medicamentos de alta complexidade e tem uma equipe pronta para fornecer um atendimento personalizado e humanizado. Entre em contato pelo WhatsApp e tire suas dúvidas sobre os medicamentos para reprodução humana!
Escrito por: Darcicleia Oliveira, jornalista, redatora e social media.
*Com supervisão do farmacêutico responsável: Pedro Monteiro Ribeiro Neto CRF-BA 14787