Scroll to top

Como aumentar as chances de sucesso da FIV

As chances de sucesso da fertilização in vitro (FIV) podem variar de organismo para organismo, pois questões genéticas ou doenças como endometriose, síndrome dos ovários policísticos (SOP), alterações hormonais e até hábitos não saudáveis podem interferir na FIV.

Para aumentar as chances de sucesso da FIV é preciso levar em consideração que isso não depende de apenas um fator ou uma dica, mas de um conjunto de ações e atitudes que o casal deve ter antes, durante e após o procedimento.

Seguir corretamente as instruções do seu médico, manter uma dieta saudável, suspender atividades físicas de alto impacto e o uso de álcool e cigarro, além de evitar se medicar sem prescrição médica são algumas das orientações básicas para começar o tratamento de reprodução humana assistida.

casal com teste de gravidez positivo comemorando as chances de sucesso da fiv.

As chances de sucesso da FIV podem variar de mulher para mulher.

No entanto, existem outros fatores que podem diminuir as chances de sucesso da fertilização in vitro e que não dependem muito do estilo de vida durante o procedimento, como:

Qualidade do embrião

Depois de fecundar o óvulo, vem a etapa de implantação do embrião no útero. Se houver alguma doença uterina, patrimônio genético, ou malformação do embrião (o que realmente pode acontecer até em uma gravidez natural), existe a possibilidade de a implantação falhar.

Resposta ovariana

Antes de realizar a FIV, a mulher precisa administrar hormônios para estimular a ovulação e passar pelo procedimento de coleta e congelamento de óvulos (caso necessário). A estimulação ovariana permite a coleta de mais de um óvulo, porém, algumas mulheres não respondem à medicação, o que pode dificultar o tratamento.

Receptividade do endométrio

Outro fator que pode limitar bastante as chances de gravidez é a receptividade do endométrio ao embrião. Existe um período durante o ciclo chamado de janela de implantação, que é o momento ideal para transferir os embriões. O problema é que ainda não se descobriu como abrir essa janela e nem mesmo como detectar quando está aberta ou fechada.

Idade da mulher

Além disso, as taxas de sucesso da FIV estão diretamente ligadas à idade da mulher, o que significa que, mulheres abaixo de 37 anos, com uma boa saúde e submetida a um bom tratamento, têm cerca de 80% de chances de engravidar em até 3 ciclos da FIV. Idade avançada, estilo de vida ruim e presença de alguma doença difícil de tratar são fatores que diminuem as chances de sucesso da FIV.

Mas, o que fazer para aumentar as chances de sucesso da FIV?

Tratar a doença que está causando infertilidade é o primeiro passo para a jornada da maternidade. Em relação à idade, é importante ficar atenta às mudanças hormonais e não esperar muito para engravidar, pois a mulher possui uma quantidade limitada de óvulos durante a vida toda. Quanto mais tempo passa, pior a qualidade dos óvulos também, por isso que a fecundação ou a implantação do embrião acabam falhando.

Como me preparar para a FIV e aumentar minhas chances de engravidar?

Veja as principais recomendações para quem vai realizar uma FIV:

  1. Nada de cigarro, pois fumar causa infertilidade também;
  2. Reduzir o peso, pois a obesidade pode afetar a fertilidade da mulher;
  3. Manter uma dieta rica em antioxidantes, como a dieta mediterrânea e usar suplementos vitamínicos indicados pelo médico;
  4. Antes da transferência de embriões pode ter relação sexual apenas com preservativos para não interferir no procedimento, e após a transferência, deve ser evitada para prevenir possíveis contrações uterinas;
  5. Evitar coloração nos cabelos após a transferência de embriões, pois os componentes químicos podem entrar na corrente sanguínea e intoxicar os embriões;
  6. Ter cuidado com os raios solares durante o processo, pois alguns medicamentos podem favorecer o surgimento de manchas na pele;
  7. Buscar manter um estado emocional positivo também são muito importantes para aumentar suas chances de sucesso da FIV.

Qualquer outra recomendação deve ser passada pelo médico responsável pelo seu tratamento.

O diagnóstico de infertilidade pode ser um momento de muita frustração de um casal que sonha em ser pais. Decidir pela fertilização in vitro também não é uma tarefa fácil, seja pela insegurança e o medo de não dar certo, ou pela questão financeira, já que não é um procedimento muito barato.

Por isso, é importante também saber lidar com o resultado negativo na reprodução assistida, caso aconteça, pois existem as chances de sucesso na FIV, mas também existe a possibilidade de falhas. Tenha esperança e confie no processo. Talvez precise de dois ou três ciclos, por isso não desanime, vai dar certo!

Usar corretamente os medicamentos para FIV também melhora as chances de sucesso da FIV. A equipe da farmácia Drogas Fast pode te ajudar nessa jornada, pois te acompanha de perto, fornece orientações, ensina como aplicar a medicação e tira todas as suas dúvidas sobre os medicamentos. Entre em contato pelo WhatsApp, será um prazer atender você!

 

Referência: Recomendações antes de iniciar uma Fertilização in Vitro – Clínica Fertilizar (clinicafertilizar.com.br)

Escrito por: Darcicleia Oliveira, jornalista, redatora e social media.

*Com supervisão do farmacêutico responsável: Pedro Monteiro Ribeiro Neto CRF-BA 14787