O congelamento de óvulos é um procedimento em que os óvulos de uma mulher são retirados, congelados e armazenados para uso futuro.
Isso permite preservar a fertilidade feminina, possibilitando que uma mulher os utilize mais tarde, quando estiver pronta para engravidar, mesmo que sua fertilidade natural diminua devido à idade ou a condições médicas.
Apesar de ser uma alternativa para a maternidade tardia, o congelamento de óvulos não garante que o processo de fertilização in vitro (FIV) tenha sucesso. Vários fatores precisam ser considerados, como: a idade que a mulher tinha quando os óvulos foram coletados (quanto mais nova, maior quantidade e qualidade dos óvulos), a idade que a mulher terá ao realizar o implante do embrião e a taxa de sobrevivência dos óvulos após o descongelamento.
Quem pode fazer o congelamento de óvulos?
A técnica de congelamento de óvulos era usada para preservar a fertilidade de mulheres que passavam por um tratamento de câncer, uma vez que a quimioterapia poderia afetar os óvulos e dificultar a gravidez no futuro.
No entanto, com a popularização da fertilização in vitro (FIV), a técnica passou a ser usada como opção para outras mulheres que passavam por situações diferentes, nesse caso, aquelas que ainda não tinham certeza se e quando queriam gestar.
Os motivos são diversos, seja pela fase da vida, por mais tempo para um planejamento familiar, idade ou busca de um parceiro ideal. Assim, mesmo com o passar dos anos, a mulher poderia decidir quando ter um filho através da reprodução assistida.
De modo geral, qualquer mulher pode fazer o congelamento de óvulos. O único obstáculo mesmo é a questão financeira, já que um procedimento como esse pode custar entre R$ 13 mil e R$ 15 mil. Mulheres que vão passar por uma quimioterapia para tratamento de câncer, podem conseguir o procedimento pelo plano de saúde e até mesmo pelo SUS.
Quando congelar óvulos para engravidar?
De acordo com vários especialistas da reprodução humana, a melhor idade para a reprodução feminina seria até os 35 anos. Depois dessa idade a quantidade de óvulos já começa a diminuir, e a probabilidade de complicações para a mãe e o bebê – como malformações, hipertensão, pré-eclâmpsia etc. – começa a aumentar.
Quando chegar aos 30 anos sem ter passado pela gestação, é hora de repensar sobre a vontade de ter filhos e decidir se vai ou não engravidar. Não é pressão, mas infelizmente, à medida que o tempo passa, as chances de engravidar vão diminuindo e em algum momento pode ser tarde demais.
As mulheres nascem com uma quantidade específica de óvulos – cerca de 2 milhões –, e esse número só diminui e não se renova, ao contrário dos homens que podem continuar produzindo espermatozoides por vários anos.
Como funciona o congelamento de óvulos?
O congelamento de óvulos serve para preservar os óvulos não usados ou que seriam descartados. Você já deve saber que a cada ciclo menstrual, a mulher elimina, junto à menstruação, os óvulos não fecundados. Desse modo, quando acontece a coleta, os óvulos são preservados em nitrogênio líquido em um laboratório de reprodução humana, para aguardar a fecundação em outro momento.
A mulher costuma liberar apenas um óvulo por ciclo, mas para fazer o congelamento de óvulos é necessário passar por uma indução de ovulação através do uso de hormônios e medicamentos para FIV, já que eles serão usados nesse tipo de tratamento para engravidar. Com a indução, há o aumento da quantidade de óvulos, quanto mais, melhor, já que durante esse processo pode haver perdas.
Todo o procedimento deve ser acompanhado por um médico ginecologista especializado em reprodução assistida, que vai passar todas as orientações e indicar os exames de ultrassonografias, usados para acompanhar a produção de óvulos.
Os medicamentos usados são injetáveis e precisam ser aplicados corretamente para aumentar as chances de sucesso da coleta. Ao escolher uma farmácia de medicamentos especiais para indução da ovulação, verifique se o farmacêutico explica sobre a aplicação correta e como a medicação deve ser armazenada em casa, se necessário.
Na Drogas Fast, uma farmácia especializada em medicamentos de alta complexidade, tem uma equipe preparada para atender pacientes que vão passar pelo congelamento de óvulos. Se tiver dúvidas sobre qualquer assunto a respeito, entre em contato pelo WhatsApp.
Link de referência: Como funciona o congelamento de óvulos | Drauzio Varella – Drauzio Varella (uol.com.br)
Escrito por: Darcicleia Oliveira, jornalista, redatora e social media.
*Com supervisão do farmacêutico responsável: Pedro Monteiro Ribeiro Neto CRF-BA 14787