Uma em cada cinco mulheres engravida naturalmente após ter um bebê concebido com fertilização in vitro, diz pesquisa.
Engravidar naturalmente após FIV não é considerado um evento tão incomum assim para mulheres que já fizeram tratamento de fertilidade. De fato, existe a possibilidade de uma gravidez natural após a realização de uma fertilização in vitro bem sucedida. No entanto, isso pode depender de diversos fatores como a idade da mulher, a causa da infertilidade inicial, a saúde geral e a saúde do parceiro.
Uma pesquisa da University College London revelou que uma em cada cinco mulheres (cerca de 20% das mulheres que fizeram FIV) concebeu naturalmente depois de ter tido um bebê usando tratamento de fertilidade, como fertilização in vitro, principalmente dentro de 3 anos. A pesquisa publicada na Human Reproduction, analisou dados de 11 estudos com mais de 5.000 mulheres em todo o mundo entre 1980 e 2021.
Como é possível engravidar naturalmente após FIV?
O diagnóstico de infertilidade vem quando um casal não consegue engravidar após 12 meses ou mais de relações sexuais regulares desprotegidas. Por isso, a FIV é um dos tratamentos de reprodução humana assistida considerados para superar esse desafio.
Dependendo do caso, após o nascimento de um bebê gerado por FIV, esses problemas de fertilidade podem não ser mais uma barreira e a mulher pode ter uma gravidez natural bem-sucedida depois.
Vale ressaltar que nem todas as mulheres usam a fertilização in vitro por causa de infertilidade, isso inclui mulheres solteiras que fazem produção independente com doação de espermatozoides, mulheres em relacionamentos do mesmo sexo, barrigas de aluguel e aquelas que buscam rastrear condições genéticas graves.
É importante saber que existe essa possibilidade para que as mulheres que conceberam através de FIV não sejam surpreendidas em um momento que não estejam prontas, ou que a nova gravidez possa prejudicar a saúde da mãe e da criança, além de ter tempo para fazer um planejamento familiar.
A informação também gera uma esperança para mulheres que tem o sonho de ser mãe de mais filhos, além de ajudar essas mães a fazerem escolhas informadas sobre o uso de métodos contraceptivos e até mesmo sobre a realização de um tratamento para engravidar adicional.
Reprodução humana assistida
Desde 1978, quando a fertilização in vitro foi usada pela primeira vez, mais de 10 milhões de bebês já foram concebidos pelo tratamento, isso equivale a 1% e 6% de todos os bebês nascidos por ano no mundo até 2020.
Se você tem preocupações com a sua fertilidade, busque discutir suas opções com um médico especializado em reprodução assistida. Eles podem avaliar sua situação individual e fornecer orientações específicas com base em suas circunstâncias.
Os medicamentos para FIV são os aliados no tratamento junto com o acompanhamento médico especializado e os exames durante todo o procedimento. Não deixe que a infertilidade afete a sua saúde mental, busque sempre apoio e avaliação médica para que a sua jornada em busca da maternidade tenha um final feliz.
A Drogas Fast é uma farmácia especializada em medicamentos de alta complexidade e tem uma equipe pronta para fornecer um atendimento personalizado e humanizado. Entre em contato pelo WhatsApp e tire suas dúvidas sobre medicamentos para reprodução humana!
Link de referência: Uma em cada cinco mulheres engravida naturalmente após ter um bebê concebido com fertilização in vitro – ScienceDaily
Escrito por: Darcicleia Oliveira, jornalista, redatora e social media.
*Com supervisão do farmacêutico responsável: Pedro Monteiro Ribeiro Neto CRF-BA 14787