Scroll to top

Hipopituitarismo

Hipopituitarismo é uma condição rara caracterizada pela diminuição da atividade da hipófise, uma glândula responsável por secretar vários hormônios no corpo, dentre eles o hormônio do crescimento.

O mau funcionamento da glândula pituitária, como também é conhecida a hipófise, pode provocar deficiências hormonais que afetam diversas funções do corpo, pois a hipófise é responsável por controlar a função da maioria das outras glândulas endócrinas.

Dentre os hormônios liberados pela hipófise está o hormônio do crescimento, que afeta o crescimento infantil. No hipopituitarismo, a baixa produção desse hormônio causa baixa estatura, fadiga, fraqueza muscular e alterações na composição da gordura corporal, entre outros sintomas relacionados à deficiência de hormônio do crescimento.

Sintomas do hipopituitarismo

Dado que o hipopituitarismo provoca deficiência de um ou mais hormônios hipofisários, é importante dizer que os sintomas dependem de qual ou quais hormônios estão em deficiência.

Quando a hipófise não produz ou produz quantidades insuficientes de certos hormônios, várias deficiências podem surgir, afetando diferentes sistemas do organismo.

Deficiência de hormônio do crescimento (GH): Sem a quantidade adequada de GH, o crescimento e desenvolvimento infantil podem ser comprometidos, resultando em atraso no crescimento em crianças e baixa estatura.

Nos adultos, a deficiência de GH se manifesta através da diminuição da densidade óssea, aumento de gordura corporal, diminuição da massa muscular e alterações nos níveis de colesterol.

Deficiência das gonadotrofinas (hormônio folículo-estimulante e hormônio luteinizante): A falta desses hormônios pode levar a distúrbios da reprodução, como amenorreia (ausência de menstruação) em mulheres e diminuição da libido e dificuldade para engravidar.

Nos homens, as consequências da deficiência dos hormônios FSH e LH em homens são a disfunção erétil, atrofia dos testículos e a baixa produção de espermatozoides, o que pode ser uma casa de infertilidade masculina.

Deficiência do hormônio estimulante da tireoide (TSH): Isso pode resultar em hipotireoidismo, causando sintomas como fadiga, ganho de peso, sensibilidade ao frio, pele seca e constipação.

No entanto, na maioria dos casos, o hipopituitarismo não é o responsável principal do hipotireoidismo e sim problemas originados na própria tireoide, mas é importante deixar claro que pode ser uma possibilidade.

Deficiência do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH): A ausência deste hormônio pode levar à insuficiência adrenal, causando fadiga, fraqueza muscular, perda de peso, pressão arterial baixa e desmaios em casos graves.

Essa é uma das deficiências mais graves no hipopituitarismo, pois se o corpo não for capaz de produzir em quantidades suficientes de ACTH, a pessoa pode morrer.

Deficiência de prolactina: Isso pode interferir na produção de leite materno em mulheres após o parto, embora isso possa não causar sintomas perceptíveis em muitos casos.

A deficiência desse hormônio hipofisário pode ser causada pela síndrome de Sheehan, uma complicação durante o parto que pode destruir parte da hipófise e perda excessiva de sangue

Deficiências do hipotálamo: O hipotálamo, que está intimamente ligado à hipófise, desempenha um papel vital no controle do sistema endócrino. Deficiências no hipotálamo podem resultar em uma série de problemas hormonais, incluindo distúrbios da temperatura corporal, sede excessiva e desequilíbrios metabólicos.

Apoplexia hipofisária: Esta é uma condição em que ocorre uma hemorragia súbita ou infarto na glândula pituitária devido a uma interrupção no suprimento de sangue. Isso pode resultar em uma ampla gama de sintomas, incluindo dor de cabeça súbita e intensa, problemas de visão, fraqueza, náuseas e vômitos.

Em alguns casos de hipopituitarismo, uma pessoa adulta tem características e altura de uma criança ou adolescente.

Adulto que parece criança

Você já conheceu um adulto que tem tamanho e características de criança ou de adolescente? Em alguns casos, como o da personagem Esther do filme a Órfã, a pessoa pode ter o hipopituitarismo. No filme a mulher consegue se passar por criança e cometer crimes que ninguém desconfia.

Causas do hipopituitarismo

O hipopituitarismo é uma doença pouco comum e pode ser causada por diferentes fatores como inflamações, fornecimento insuficiente de sangue para a hipófise e até tumores na hipófise.

Para ter um diagnóstico, o paciente precisa fazer alguns exames de sangue para dosagem de hormônios, como o exame de GH, por exemplo, que mede os níveis de hormônio do crescimento no corpo. Também podem ser requisitados pelo médico, exames de diagnóstico por imagem. No caso do GH, pode ser feito o exame de idade óssea em crianças para verificar se o desenvolvimento físico está acompanhando o desenvolvimento da idade cronológica da criança.

O tratamento do hipopituitarismo geralmente corresponde a reposição hormonal com hormônios sintéticos para equilibrar os níveis daqueles que estão em deficiência no organismo. Se a causa da deficiência de hormônios hipofisários for um tumor, será necessária uma cirurgia para remoção do mesmo. No caso da deficiência de hormônios femininos que causam a infertilidade, a paciente é direcionada para um tratamento de fertilidade, para que ela consiga engravidar futuramente.

Referência: Hipopituitarismo – Distúrbios hormonais e metabólicos – Manual MSD Versão Saúde para a Família (msdmanuals.com)

Escrito por: Darcicleia Oliveira, jornalista, redatora e social media.

*Com supervisão do farmacêutico responsável: Pedro Monteiro Ribeiro Neto CRF-BA 14787