Saiba o que é o hormônio do crescimento, para que serve, seus benefícios e como fazer o tratamento com GH de forma segura.
O hormônio do crescimento é produzido pela hipófise, uma glândula bem pequena localizada na parte inferior do cérebro. Sua principal função é proporcionar crescimento físico e regular funções importantes do organismo como a regulação do metabolismo, que influencia diretamente no desenvolvimento de uma vida saudável. Isso acontece porque o GH (Growth Hormone), como também é conhecido, é uma proteína altamente anabólica, o que contribui para o ganho de massa muscular e na melhora da qualidade de vida.
A deficiência do hormônio do crescimento pode causar nanismo em algumas pessoas, ou seja, baixa estatura. A reposição desse hormônio é comum ainda na infância, quando crianças apresentam deficiência. Por outro lado, o excesso do GH provoca acromegalia, condição responsável pelo crescimento exagerado de pés, mãos, orelhas e nariz.
Hoje, através da tecnologia do DNA recombinante, foi possível introduzir o gene desse hormônio humano em bactérias, as quais são obrigadas a produzir o mesmo em quantidade ilimitada, possibilitando assim, o uso em diversas situações clínicas.
Dessa forma, se tornou um medicamento complexo de uso restrito às pessoas que possuem deficiência, seja criança ou adulto com objetivos diferentes. Atualmente, farmácias especiais como a Drogas Fast, são autorizadas a comercializar o medicamento apenas com receita médica. Se quiser saber mais, entre em contato pelo WhatsApp (71) 3023-2593.
Reposição de hormônio do crescimento injetável
Nos casos de deficiência do hormônio do crescimento, algumas pessoas fazem o tratamento de reposição hormonal, que, até então, é feito de forma injetável. No momento, não há eficiência comprovada sobre o uso do GH de forma oral, apesar de já existirem produtos nesse formato.
A reposição hormonal só pode ser realizada através da comprovação médica de que o paciente possui deficiência do GH. Adultos praticantes de atividades físicas tem sido cada vez mais adeptos ao uso de GH, porque o mesmo traz benefícios referente à modulação metabólica, possibilitando ganho de massa muscular, queima de gordura, manutenção da densidade óssea, além de ajudar no ganho de mais energia, saúde e bem-estar.
Pessoas que estão com dificuldade para emagrecer devem procurar ajuda médica para ver se o problema não está sendo causado pela deficiência do hormônio do crescimento.
Como o corpo produz o GH?
Algumas mudanças no estilo de vida faz com que o corpo produza naturalmente o hormônio do crescimento, dessa forma, o primeiro passo para a mudança de vida deve vir da pessoa. Existem diversas formas de aumentar a produção de GH no organismo, dentre elas vale citar:
Sono profundo
É durante a madrugada, quando estamos em sono profundo, que o GH é liberado no corpo. Por isso, para aumentar a liberação da secreção é preciso dormir bem e descansar.
Redução do consumo de carboidrato
Os altos picos de açúcar no sangue aumentam os níveis de insulina que, por sua vez, prejudicam a liberação do hormônio GH. Diminuir a ingestão de carboidratos simples como açúcar e farinha podem contribuir para o aumento da secreção do hormônio do crescimento.
Exercícios físicos
Não é à toa que praticantes de esportes tem mais facilidade em ganho de massa muscular e de manutenção do corpo. É durante os treinos, principalmente nos de alta intensidade, que o corpo libera o GH.
Agora que você já conhece tudo sobre o hormônio do crescimento, procure um médico especialista nas áreas de nutrologia e endocrinologia para uma avaliação clínica. Se você já tem orientação do seu médico, procure a farmácia Drogas Fast em Salvador. A equipe especializada irá responder todas as suas dúvidas sobre os medicamentos.
Leia a bula do GH.