Scroll to top

Infertilidade: sintomas, tratamentos e causas

A infertilidade pode ser causada por diversos fatores que envolvem os sistemas reprodutores feminino e masculino.

A infertilidade é caracterizada pela dificuldade de engravidar, que pode estar associada a várias condições que envolvem a saúde reprodutora de homens e mulheres. O diagnóstico, no entanto, só é definido pelo médico quando um casal leva mais de um ano para engravidar naturalmente, sem uso de métodos contraceptivos, ou casos descobertos através de outros tratamentos.

Através de exames, é possível identificar qual problema está causando a infertilidade, que pode ser feminina ou masculina, uma vez que ambos podem estar com problemas no sistema reprodutor. Geralmente, mulheres que passaram dos 35 anos têm uma maior predisposição para infertilidade, que pode não ser efetivamente por causa de uma doença, mas pelo fato de que, a partir dessa idade, a mulher começa a produzir menos óvulos. Com os homens, pode acontecer a baixa produção de espermatozoides ou a produção sem qualidade.

Quando nenhum dos parceiros tiveram uma gestação anterior e estão com dificuldade para engravidar, eles estão dentro do quadro da infertilidade primária. Já quando (ou ambos) já tiveram filhos antes dessa tentativa, o casal está dentro do quadro de infertilidade secundária.

O tratamento para infertilidade pode ser feito em clínicas de reprodução humana, com médicos especialistas que vão guiar o casal no processo para conseguir a tão sonhada gravidez. A maioria dos medicamentos para esse tratamento são encontrados em farmácias especializadas, como a Drogas Fast, que atende todo o estado da Bahia. Se quiser saber onde encontrar o seu medicamento para reprodução assistida, entre em contato pelo WhatsApp (71) 3023-2593.

teste de gravidez negativo com mulher triste no fundo da imagem

A infertilidade pode se apresentar de diversas formas para mulheres e homens, por isso é preciso investigar.

Quais são as causas da infertilidade?

Existem diversos tipos de problemas que impedem casais de engravidar. Um deles, que vem se tornando bastante comum ao longo dos anos é o envelhecimento, justificado pela constituição tardia das famílias, focada em decisões ocasionadas por diversos motivos.

No entanto, quando não se trata de problemas ocasionados pelo envelhecimento, é possível destacar causas de infertilidade feminina como:

  • Texturas irregulares no interior do útero da paciente causadas por endometriose e/ou adenomiose;
  • Presença de pólipos uterinos ou alterações no formato do útero, provocando o útero bicorno ou útero septado;
  • Inflamação nas tubas uterinas (salpingite) e obstruções que podem impedir que o óvulo chegue até o útero;
  • Menopausa precoce;
  • Problemas ligados à ovulação;
  • Distúrbios da tireoide, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo;
  • Síndrome dos ovários policísticos (SOP).

Já nos homens, os problemas envolvem:

  • Ejaculação retrógrada ou outros fatores relacionados a ejaculação;
  • Insuficiência testicular;
  • Dilatação anormal das veias testiculares causadas por varicocele, ou seja, varizes nos testículos;
  • Infecções no aparelho reprodutor, como caxumba, prostatites e uretrites;
  • Alterações anatômicas;
  • Baixa mobilidade dos espermatozoides;
  • Alterações hormonais.

O estilo de vida (como tabagismo, consumo excessivo de álcool, obesidade e exposição a poluentes ambientais) também são fatores relacionados às baixas taxas de fertilidade. Por isso, é importante buscar sempre por qualidade de vida e saúde e bem-estar, com alimentação saudável e prática de exercícios físicos.

Lembrando que, muitas vezes, o casal nem tem um problema específico, às vezes é só a ansiedade e o estresse das tentativas e esperas que prejudicam a concepção. No entanto, é sempre bom investigar, pois é possível também que o paciente não consiga saber realmente qual é a causa, fato conhecido como infertilidade idiopática.

Diferença entre infertilidade e esterilidade

Infertilidade e esterilidade são termos totalmente diferentes e não podem ser confundidos. Enquanto o primeiro se trata da dificuldade em engravidar (que pode ser resolvida com tratamentos), o segundo implica na impossibilidade de engravidar, o qual não pode ser revertidos com tratamentos e medicamentos.

Para saber se um home ou mulher é estéril, eles precisam passar pelo diagnóstico e pela tentativas de gravidez com reprodução assistida. Assim, sem resultados favoráveis, é possível que um dos dois seja estéril, ou seja, seja incapaz absolutamente de conceber.

Principais sintomas de infertilidade

O principal sintoma da infertilidade é a dificuldade para engravidar naturalmente, mesmo tendo relações sexuais regulares sem proteção anticoncepcional. Outros sintomas que a mulher ou o homem sentir precisam ser investigados para saber se tem relação com a fertilidade, pois cada doença se manifesta de uma forma diferente da outra. Além disso, a dificuldade em segurar um feto até um final da gestação, apresentando abortos espontâneos, é um sinal para buscar ajuda.

Como é o tratamento para infertilidade

Antes de partir para um tratamento, o casal precisa passar por uma avaliação médica e uma bateria de exames que vão atestar a saúde do casal. Doenças sexualmente transmissíveis também são um fator de risco para a infertilidade, por isso, exames ante-natais, como sorologias para HIV, hepatite B e C, sífilis e rubéola podem ser solicitados pelo médico especialista. Se houver qualquer DST, é preciso tratar primeiro, antes de tentar a gravidez assistida.

Cirurgias ou de procedimentos clínicos podem ser necessários dentro de um tratamento para engravidar. Se a mulher tiver miomas, pólipos, malformações uterinas, alterações tubárias corrigíveis e a endometriose, então pode ser preciso corrigir esses problemas com tratamento cirúrgico. No caso do homem, a cirurgia pode resolver a varicocele, reverter a vasectomia ou ainda ajudar na coleta de espermatozoides do testículo, através de punção ou microdissecção do testículo.

Em se tratando de reprodução humana assistida, existem alguns métodos que possibilitam a geração de uma nova vida, como

  • Fertilização in vitro (FIV)
  • Coito programado
  • Injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI)
  • Inseminação Artificial
  • Doação de óvulos

No post Tratamento para engravidar: medicamentos para fertilidade, você confere como funciona cada uma dessas técnicas.

Se você acha que pode ter algum problema para engravidar, procure um médico especialista na área de reprodução humana.Se precisa de medicamentos especiais para o seu tratamento, procure a farmácia Drogas Fast em Salvador. A equipe especializada irá responder todas as suas dúvidas.