O nódulo na mama é um dos principais sinais de câncer de mama, porém existem outros sintomas além do surgimento de um caroço que podem confirmar as suspeitas de um câncer.
Para perceber os sinais do câncer de mama, a mulher precisa estar atenta às mudanças do seu corpo e sempre deixar o checkup de saúde em dia, ou seja, ela precisa, pelo menos 1 vez por ano, realizar exames de sangue e de imagem para saber como está a saúde ginecológica.
Geralmente, os exames de imagem envolvem ultrassom transvaginal pélvica e abdominal, ultrassom de mama e da tireoide e, em alguns casos, a mamografia, dentre outros exames. O ginecologista é quem avalia a necessidade de cada exame, mas se no ultrassom da mama houver qualquer resquício de massa no seio, o médico indica a mamografia que verifica com mais clareza a saúde das mamas.
A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a mamografia anual a partir dos 40 anos para mulheres de risco habitual e a partir dos 30 anos para mulheres de alto risco. A própria mulher pode realizar o exame de toque em casa para saber se tem alguma massa estranha nas mamas.
O câncer de mama pode impedir a mulher de realizar o sonho de ser mãe. Ao notar qualquer alteração, ela precisa conversar com um médico para que ele avalie seu caso.
Sinais de câncer de mama
Em alguns casos o câncer de mama não provoca sintomas, mas a triagem de rotina pode ajudar a detectar a doença antes mesmo de estar em estágio avançado. Apesar de ser mais comum em mulheres, homens também podem ter câncer de mama, em casos mais raros. Veja abaixo alguns dos sinais de câncer de mama além de um caroço.
- Alterações na textura da pele
Um dos sinais do câncer de mama é a alteração na textura da pele, incluindo escamosidade ao redor do mamilo e aréola, como se a pele estivesse queimada de sol ou extremamente seca, e espessamento da pele em qualquer parte da mama.
Embora não seja comum, essa alteração pode causar coceira. Porém, é importante lembrar que as mudanças na textura também podem ocorrer como resultado de condições benignas da pele, como dermatite e eczema.
Existe um tipo raro de câncer de mama chamado doença de Paget que tem como sintoma a descamação do mamilo. Já o espessamento da pele e mudanças na textura podem estar associados a um câncer de mama inflamatório.
- Secreção do mamilo
Embora a maioria das secreções mamilares não seja cancerígena, pode indicar câncer de mama em algumas pessoas. Portanto, é importante ficar atento a secreções no mamilo, seja fina ou espessa e independentemente da cor, que pode ser transparente, leitosa, amarela, verde ou sanguinolenta. A secreção pode ser de um ou ambos os mamilos.
Pessoas que estão amamentando devem procurar um médico se qualquer outro tipo de secreção surgir durante o período de lactação, porém tende a ser mais preocupante quando é sanguinolenta e espontânea.
Outras possíveis razões para secreção mamilar incluem controle de natalidade, alguns medicamentos e certas infecções.
- Retração da pele
A retração (covinhas) da pele pode ser um sinal de câncer de mama inflamatório, um tipo agressivo de câncer de mama. Além disso, as células cancerígenas podem causar um acúmulo de líquido linfático na mama, levando ao inchaço e deixando a pele com aparência de casca de laranja. Esses sintomas podem vir acompanhados de vermelhidão e inchaço na mama.
- Alterações nos linfonodos
Os linfonodos são pequenas coleções arredondadas de tecido do sistema imunológico que filtram fluidos e capturam células potencialmente prejudiciais, incluindo bactérias, vírus e células cancerígenas.
O primeiro lugar que a célula cancerígena costuma se espalhar é para os linfonodos da axila do mesmo lado da mama afetada, causando inchaço nessa área. Os linfonodos são sensíveis ao toque e parecem caroços pequenos, que podem ser sentidos também ao redor da clavícula.
No entanto, não é só a infecção na mama que causa mudanças no tecido linfático, outras doenças também podem causar alterações. O importante é que a pessoa que sentir esse sintoma converse com um médico para saber a causa e identificar o potencial para câncer.
- Dor na mama ou no mamilo
O caroço na mama geralmente não é doloroso, mas as células cancerígenas podem provocar sensações de dor, sensibilidade e desconforto na mama, descritas como uma sensação de queimação e sensibilidade. Por isso, é importante não ignorar qualquer sinal ou sintoma que possa estar relacionado ao câncer de mama.
- Retração ou inversão do mamilo
Outro sinal de câncer de mama são alterações nas células atrás do mamilo que resultam na inversão do mamilo, fazendo com que ele se retraia para dentro da mama, mudando o seu tamanho.
Vale lembrar que durante a ovulação ou outras partes do ciclo menstrual, os mamilos podem mudar de aparência, mas qualquer nova alteração deve ser informada ao médico.
- Inchaço
Inchaço de toda a mama ou de uma parte dela pode ser um sinal de câncer de mama, mesmo que não haja um caroço distinto após esse inchaço. Isso faz com que uma mama seja diferente em tamanho em relação à outra e a pessoa pode ter a sensação de pele apertada devido ao crescimento.
- Mudanças no tamanho da mama
Embora seja normal que as pessoas tenham mamas com tamanhos ligeiramente diferentes, é importante ficar atento se uma das mamas aumentar de tamanho sem explicação, pois pode ser um sinal de câncer de mama.
O Instituto Nacional de Câncer afirma que um aumento rápido no tamanho da mama pode ser um indicativo de câncer de mama inflamatório, que é uma forma rara e agressiva de câncer de mama.
Quando consultar um médico
Envelhecimento, alterações nos níveis hormonais e outros fatores podem causar mudanças nas mamas ao longo da vida. Dessa forma, as pessoas, principalmente mulheres, não precisam entrar em pânico quando notarem alterações nas mamas durante um exame de toque em casa.
O que elas precisam fazer é buscar ajuda médica e ser proativas em relação à saúde. Com a descrição dos sintomas, a consulta e os exames indicados, é possível determinar a causa dos sintomas. Algumas alterações podem estar relacionadas com as seguintes condições:
- ciclo menstrual
- lesão
- doença anterior, como uma infecção mamária
O médico pode avaliar e sugerir uma mamografia, ultrassom, outros exames de imagem ou exames de sangue para descartar infecções ou outras causas potenciais.
Outras razões para dor nas mamas
Existem várias outras razões pelas quais uma pessoa pode sentir dor nas mamas, incluindo:
- sutiãs que não se ajustam corretamente
- mudanças hormonais
- mastite
- alguns medicamentos
- dor na parede torácica que parece vir da mama
- distensões nas costas, pescoço ou ombro
- costocondrite, que é a inflamação da cartilagem que conecta as costelas ao esterno
- tecido cicatricial
Outras razões para mudanças nas mamas
Nem sempre as mudanças nas mamas indicam câncer, pois ao longo dos anos as mudanças podem acontecer pelas seguintes razões:
- Menopausa: pode causar a redução do tamanho das mamas e o surgimento de caroços. Por outro lado, pode fazer com que os caroços desapareçam, à medida que o tecido mamário se torna menos denso e mais gorduroso.
- Ciclo menstrual: a maioria das mulheres sentem dor, inchaço e sensibilidade nesse período, especialmente antes da menstruação. Até caroços podem aparecer, mas depois somem durante o ciclo.
- Gravidez: é normal que as glândulas mamárias aumentam em número e tamanho durante a gravidez, o que pode causar caroços.
- Amamentação: pode causar mastite, fazendo com que a mama pareça quente e sensível, além de vermelha e com caroços.
Câncer de mama e outubro rosa
O outubro rosa é um movimento de conscientização que tem o objetivo de alertar mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Quanto antes for identificado, melhores serão os resultados do tratamento. Alguns dos sintomas nem sempre serão sinais do câncer de mama, mas não custa nada se prevenir e focar na sua saúde.